A hora do planeta

01/04/2012 13:30
   
    Com o objetivo de conscientizar toda a população sobre a importância da adoção de novos hábitos, além de mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas, a Prefeitura do Rio participou na noite deste sábado, dia 31, da campanha Hora do Planeta 2012.
    Pela quarta vez consecutiva a Prefeitura do Rio participou de forma iluste da Hora do Planeta. Foram 60 minutos simbólicos em que as luzes de alguns monumentos da cidade foram apagados, mas a ideia é que a conscientização fique acesa pelo ano todo. Por isso precisamos, cada vez mais, gastar menos luz, desperdiçar menos água, emitir menos CO2, além de trabalhar e envolver os indivíduos, as organizações e governos no sentido de um objetivo maior para garantir um futuro mais sustentável – aconselhou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.
    No Arpoador, a festa contou com atrações musicais e artísticas e apresentações de dança e circo. O ponto alto da noite ficou por conta da iluminação a LED multicoloridos que o Parque recebeu, o que também deu um toque a mais às performances das atrações. O público recebeu dos organizadores do evento pulseiras de LED.
   A Hora do Planeta teve início em 2007 com a cidade de Sidney, na Austrália, e o apagar das luzes é um ato simbólico que a campanha estabeleceu para alertar aos governantes do mundo sobre a necessidade de que providências sejam tomadas agora para minimizar as mudanças climáticas. Em 2009, o Rio foi a primeira cidade brasileira a aderir ao movimento. Em 2011, a Hora do Planeta levou um bilhão de pessoas a apagarem as luzes em todo o mundo.
   As transformações que a civilização humana necessitam com urgência para nos colocarmos no rumo do desenvolvimento sustentável só ocorrerão se houver pressão da sociedade civil global nesse sentido. A Hora do Planeta já se consagrou como um momento importante desse processo e é ainda mais importante no ano da Rio+20.
    Este ano, 150 países e territórios participaram da Hora do Planeta e 6.494 cidades apagaram suas luzes exatamente às 20h30, horário de Brasília. Aqui, todas as capitais aderiram formalmente à campanha e mais de 550 monumentos e pontos turísticos ou históricos significativos ficaram às escuras.
 

Natália Teraoka

 

 

 

Comentários: A hora do planeta

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário