Alunos do Colégio Poliedro fazem excursão para Serra do Mar

28/03/2012 16:16

 

Os alunos do segundo ano do Colégio Poliedro de São José dos campos e de São Paulo foram juntos em uma viagem até a Serra do Mar, no final de semana do dia 16 com o professor Zezo de biologia, Fábio de geografia, o agrônomo Lucas Pedrosa, mais uma equipe de profissionais contando com professor de educação física, bombeiros, mateiros entre outros.
 
Os alunos chegaram na sexta feira (16) por volta das cinco da tarde. Depois de se acomodarem na pousada, uma trilha a noite foi realizada, como o primeiro contato deles com a natureza. Após uma palestra dos profissionais para se conhecerem melhor e entenderem a proposta da viagem, estes partiram para dentro da mata.  Como foi a primeira vez, o nervosismo de alguns entrou em contraste, mas no final todos estavam mais ligados a natureza. Na trilha apesar da ausência de luz, os alunos conseguiram achar alguns animais que não veem no local onde estão acostumados a viver, e sem contar com a diversão e a sujeira que a chuva causou.
                                      
No outro dia, a trilha foi mais cansativa, eram 8km a serem percorridos (4km de ida e 4km de volta). Antes de a aventura começar, junto com o professor de educação física, Claudio Troni, os alunos se alongaram e os bombeiros deram uma aula de primeiros socorros, caso algum imprevisto acontecesse. Pela primeira vez estes viram como funcionava um verdadeiro salvamento e ficaram preparados, e sendo equipados com caneleiras. 
                                   
                                       
 
A trilha foi repleta de ensinamentos e aulas práticas de ecologia e até de botânica, novidade para alguns. O professor Zezo explicou conceitos básicos sobre botânica, para os alunos terem pelo menos uma noção do que estavam vendo e vivendo ali. 
 
Foi ensinado para os alunos as 4 classificações das plantas no reino vegetal:
 
Angiosperma: composto por plantas com sementes e com frutos, por exemplo a orquídea e a grama.
 
Gimnospermas: composto por plantas que têm sementes, mas não produzem frutos, por exemplo, o pinheiro. 
 
Briófitas: não possuem vasos condutores de seiva, produzem gametas, por exemplo os musgos. 
 
Pteridófitas: possuem vasos condutores de seiva, produzem esporos, por exemplo as samambaias. 
 
Aprenderam também, que dentro das plantas angiospermas, existem outros dois tipos de classificação: as plantas monocotiledôneas, na qual a folha possui um formato de lança, e suas nervuras apresentam mesmo sentido; e as plantas dicotiledônea, na qual a folha apresente diversos formatos, e suas nervuras apresentam vários sentidos, formando uma espécie de rede. 
 
                                     Planta monocotiledônea  Planta dicotiledônea 
 
Passando para a parte de agronomia, aprenderam a diferenciar tipos de solo: 
 
Solo Argiloso: Possuí consistência fina e é impermeável a água. 
 
Solo Arenoso: Possui consistência granulosa como a areia, sendo permeável à água. 
 
Solo Humoso: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil. 
 
Solo Calcário: É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. 
 
Voltando da trilha de sábado com tempo para se trocar, os alunos do Colégio Poliedro participaram de uma gincana. Dividindo estes em grupos, as pessoas de São José dos Campos, com as de São Paulo foram misturadas e começaram a correria. Com muita diversão e companheirismo os alunos tiveram que realizar provas com o tema ecologia, reciclagem, entre outros. Como por exemplo uma atividade onde eles tiveram que fazer uma escultura de lixo, era necessário pegar lixos recicláveis e montar um escultura. Sem contar com o concurso de camisetas, em que os grupos recebiam camisetas brancas e tinham que desenhar algo relativo a ecologia.
 
                                    
 
No domingo, ultimo dia da viagem, a trilha começou bem cedo e era diferente das demais. A trilha era em mata fechada, com várias subidas e decidas, sendo um pouco mais perigosa, podendo ser chamada também de trilha das bromélias. A Rede Globo de televisão foi junto nessa aventura, fazendo uma reportagem sobre o acontecido no fim de semana. O caminho não estava escorregadio, portanto foi tranquila a caminhada, e bem descontraída por parte dos alunos.
 
No domingo (18) os alunos tiveram que deixar a pousada por meio das duas horas da tarde, levando consigo as lembranças e os ensinamentos vivos sobre biologia, deixando também a saudade de um final de semana diferente dos demais, com muita diversão, em um lugar não urbano, com qual a maioria não estava acostumada. A viagem foi importante para o aprendizado dos alunos, para aprender na prática, o que seria dado em teoria nas salas de aula e o que na verdade muitos não entenderiam quando estão sentados nas carteiras. Para ter mais noção do que há em nossa volta, começar a perceber e enxergar de perto a relação entre todos os fatores naturais e ver a real importância de uma natureza preservada.
 

                                           

Isabela Lopes e Luiza Pontes

Comentários: Alunos do Colégio Poliedro fazem excursão para Serra do Mar

Blog do Segundo B

Prof. Zezo | 29/03/2012

Parabéns pela matéria...Adoreiiiii!!!!!

Novo comentário